Vacinação Dengue: Saiba cidades que receberão a vacina

O aumento de casos de dengue no Brasil disparou a busca pela vacina Qdenga, produzida pela japonesa Takeda e disponível na saúde privada no país desde o segundo semestre do ano passado.

Hospitais e laboratórios de São Paulo já registram falta do imunizante, que será priorizado na rede pública, segundo a farmacêutica.

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (5), que o Brasil tem 345.235 casos prováveis de dengue. De acordo com a pasta, o país registrou 36 mortes pela doença, e outras 234 estão em investigação. O número de casos triplicou entre os dias 21 e 27 de janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a Takeda, laboratório fabricante do imunizante, o reabastecimento será gradual e deve priorizar pacientes que já receberam a primeira dose e irão completar o esquema vacinal

Vacinação em fevereiro

A vacina Qdenga começará a ser distribuída ao Sistema Único de Saúde (SUS) nesta semana. Os municípios que receberem as doses deverão fazer o cronograma de imunização.

521 cidades estão na lista do ministério e devem receber as vacinas. Os municípios compõem 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

Veja a lista aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue/vacinacao

O público que receberá a vacina será composto por:

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue e idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/vacina-da-dengue-esta-em-falta-na-saude-privada-em-sao-paulo/

Secured By miniOrange