MAIO AMARELO: PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Quer você esteja dirigindo um carro, uma moto, uma bicicleta ou esteja a pé, a velocidade, o álcool, a fadiga e o telefone são alguns perigos a serem enfrentados. Para evitar colocar você ou outros usuários da estrada em perigo, boas práticas de segurança devem ser seguidas.
Contudo, como evitar um acidente de trânsito? Como reagir em caso de acidente? Conheça todas as dicas de prevenção do Maio Amarelo.
O QUE É O MAIO AMARELO?
O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Primeiramente, o objetivo é estimular uma ação entre governo e sociedade.
A intenção é levantar o tema da segurança no trânsito, e chamar a atenção das pessoas para os elevados índices de óbitos e lesões permanentes causados por acidentes de trânsito em nosso país e no mundo. Ainda assim, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governo, empresas, associações, federações e a sociedade civil.
Acima de tudo, este movimento incentiva você a promover atividades relacionadas à conscientização sobre a responsabilidade e avaliar os riscos do comportamento de cada cidadão dentro dos movimentos diários no trânsito.
A escolha da fita como o símbolo do movimento, segue o padrão de movimentos semelhantes, e busca chamar a sociedade para a conscientização. Consequentemente, fazer com que cada cidadão tome precauções de cuidado evitando assim, mais vítimas. A escolha do mês ocorreu pois, em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Desta forma, maio se tornou a referência global para ações em todo o mundo.
A cor amarela representa a atenção e também a sinalização de alerta no trânsito. Vale ressaltar que MAIO AMARELO, como o próprio nome diz, é um movimento,e não uma campanha. Sendo assim, cada cidadão, entidade ou empresa pode usar a fita AMARELA em sua ação de conscientização tanto em maio, como durante todo o ano.
MAIO AMARELO – PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Para fazer sua parte no trânsito, respeite o Código de Trânsito e siga os conselhos de prevenção do Maio Amarelo:
1. NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS
A Lei Seca estabelece que é proibido dirigir após consumir bebidas alcoólicas, ou qualquer outra substância que cause dependência.
Apesar do álcool ser uma droga legalizada, ele causa dependência, e seu consumo pode acarretar em graves danos no trânsito.
Contudo, a ingestão de álcool pode causar confusão mental, o que impacta diretamente na atenção, na concentração e na capacidade de dirigir com segurança.
2. NÃO USE O CELULAR ENQUANTO DIRIGE
Não use o celular, seja para enviar uma mensagem, consultar a Internet ou atender uma ligação. Mesmo com o kit mãos-livres, a sua atenção está mais voltada para a conversa do que para a condução e corre o risco de colisão.
Da mesma forma, estacione antes de manusear seu GPS: enquanto você está definindo sua rota, você não está olhando para a estrada.
3. NÃO DIRIJA CANSADO
Quando realizar trajetos mais longos, faça uma pausa pelo menos a cada duas horas, para respirar, caminhar um pouco, tomar uma água, a fim de diminuir o cansaço.
Se se sentir cansado, mesmo em trajetos curtos, não hesite em parar para tirar uma soneca: a sonolência aumenta 8 vezes o risco de acidentes!
4. TOME PRECAUÇÕES
Antes de se sentar ao volante, não esqueça das seguintes precauções:
- Preste atenção à previsão do tempo e às condições do tráfego.
- Equipe o veículo de acordo com a estação do ano (adapte os pneus no inverno). Tenha uma lanterna funcionando no carro para o caso de algo dar errado à noite.
- Tenha um kit de primeiros socorros.
- Faça revisões no seu carro em dia.
- Verifique o desgaste dos pneus, iluminação (farol) e o estado dos limpadores de para-brisa.
DIRIJA COM SEGURANÇA
Aqui estão algumas dicas para uma direção mais tranquila:
- Fique calmo: não adianta ficar chateado por causa de um engarrafamento, um usuário que parece estar procurando o seu caminho ou qualquer outro imprevisto na estrada. Perder o controle de si mesmo é arriscar perder o controle do seu veículo.
- Verifique os pontos cegos: ao desviar para ultrapassar um veículo ou entrar em uma rotatória, certifique-se de que nenhum carro ou moto está no seu ponto cego.
- Respeite as distâncias de segurança: em caso de precisar freiar de forma repentina, corre o risco de bater no veículo à sua frente se estiver muito perto dele.
- Estacione nos locais adequados: não estacionar nas faixas de pedestres, na via de emergência, em vias destinadas a serviços de emergência nem na ciclovia.
- Viaje na sua faixa: não ande nas faixas de ônibus, fique na faixa certa da rodovia. Dirigir no lugar errado pode surpreender os outros usuários e causar acidentes.
- Antecipe o comportamento de outros usuários da estrada: deve-se sempre tentar antecipar as reações e possíveis erros de outros usuários, mudanças na superfície, curvas e mais.
Vamos ser conscientes no trânsito e diminuir o risco de acidentes. Em caso de acidente, lembre-se das três palavras essenciais: proteger, alertar, ajudar.
Fique atento a todas essas dicas e dirija com segurança!