USP abre inscrição para mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público com 60 anos ou mais
Veja como participar
Em sua 57ª edição, o programa ‘USP 60+’ completa 30 anos de atuação em 2024 e é realizado na capital paulista e nos campi do interior do estado de SP. São mais de 200 atividades em diversas áreas e as inscrições vão até o dia 20 de fevereiro.
A Universidade de São Paulo (USP) abre nesta segunda-feira (29) as inscrições para o primeiro semestre de 2024 do programa ‘USP 60+’, destinado às pessoas com mais de 60 anos de idade.
A iniciativa disponibiliza mais de 4 mil vagas – divididas entre disciplinas regulares – oferecidas gratuitamente nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
A consulta das vagas e as informações sobre como efetuar a matrícula será disponibilizada no site: cultura.usp.br/usp60.
As atividades são nas seguintes áreas:
São alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como:
Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.
“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida. Sabemos que esta é uma das características principais para você ter um envelhecimento saudável”, afirmou.
Para Dórea, outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.
“Nós inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com os alunos da graduação”, declarou.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/01/29/usp-abre-inscricao-para-mais-de-4-mil-vagas-em-cursos-gratuitos-para-publico-com-60-anos-ou-mais-veja-como-participar.ghtml