Atividades culturais e educativas celebram os Povos Indígenas
O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos.
É uma data importante porque nos permite celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários, além de ser um momento para reflexão para que melhorias aconteçam nos direitos desses povos e para que o preconceito contra eles seja combatido. O órgão que cuida dos direitos dos indígenas brasileiros é a Fundação Nacional do Índio, abaixo alguns tópicos desta data:
- celebrar os povos indígenas de formas não discriminadas;
- combater preconceitos;
- conhecer mais sobre os diferentes povos e culturas indígenas;
- lutar pelos direitos indígenas;
- denunciar o genocídio indígena que aconteceu ao longo da história brasileira;
- pressionar o governo para acelerar o processo de demarcação de terras indígenas;
- denunciar crimes e abusos cometidos contra os povos indígenas, em especial por mineradores e madeireiros;
- lutar por mais políticas públicas em defesa dos povos indígenas.
Selecionamos algumas atividades em homenagem a esta data em São Paulo.
Fábrica de Cultura Jaçanã (rua Raimundo Eduardo da Silva, 13), acontece a exposição “OÎMOMARÃ: manter-se vivo na adversidade”. A intervenção da artista e MC Sarah Key (foto ao lado) está em cartaz até o dia 27 de abril, das 9h às 18h.
A artista indígena é atuante no movimento hip-hop e multiartista que apresenta o movimento da pichação em paralelo com o movimento indígena como ferramentas diretas de reivindicação e retomada de territórios.
Museu das Favelas
No último fim de semana (27/4), a Festa na Favela deste mês conta com Coral Guarani Kalipety e o Grupo de Rap Guarani “Karai Valcenir”. Será realizada exposição de sementes Guarani “milhos coloridos” e de artefatos e artesanato Guarani, caracterizado por desenhos geométricos aplicados em cestarias e tecidos. Para o público infantil e jovem, haverá brincadeiras com sementes de milho.
O Museu fica na rua Guaianases, 1024, no centro de São Paulo.
Sarau da Retomada
O coletivo Sarau da Retomada promove um evento aberto à comunidade no CCA AMAI II, no Grajaú, no último domingo do mês (27/4). O evento conta com roda de conversa, microfone aberto, jogos e brincadeiras tradicionais com Thierry Maciel, exposição de artista, grafismos e música originária. Fica na travessa Luis Gousselin, 400 – Jardim Shangri-Lá (Extremo Sul).
Aqui você encontra as atividades no:
Rio de Janeiro – clique aqui
Consulte as atividades na sua cidade!
Fonte:https://periferiaemmovimento.com.br/abrilindigena12042024/