A importância e como descartar medicamentos
Sabe aquele medicamento que você usa para melhorar um desconforto ou controlar uma doença crônica? Ele pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio ambiente se não for descartado de forma adequada. Há 20 anos, medicamentos são os maiores causadores de intoxicações. Cerca de 70% da população faz o descarte desses produtos em lixos comuns ou esgoto. Saiba por que o descarte correto de medicamentos é importante e como fazer isso de forma segura.
Por que não podemos descartar medicamentos de qualquer jeito?
Restos de medicamentos sem o destino correto podem causar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações.
Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
Cientistas já comprovaram que os antibióticos no meio ambiente, por exemplo, não chegam a matar os animais, mas aumentam a resistência de bactérias, o que afeta também os humanos.
Como fazer?
1 – SEPARE NA SUA CASA
Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos.
Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.
2 – LEVE A UM PONTO DE COLETA
Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes e localize uma de nossas estações coletoras ECOMED.
Confira em Pontos de Coleta.
3 – DESCARTE CORRETAMENTE
Na estação coletora siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.