Com 11 mortes e quase 50.000 casos, índice de transmissão da doença na capital paulista é de 414 por 100 mil habitantes.

A Prefeitura de São Paulo decretou nesta 2ª feira (18.mar.2024) estado de emergência em saúde pela alta no número de casos de dengue. A capital paulista já registrou 11 óbitos e quase 50.000 casos prováveis da doença neste ano. A medida permite que a cidade empregue medidas urgentes para conter, prevenir e controlar o risco de uma epidemia. O decreto deve publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo ainda nesta 2ª (18.mar)….

Em nota, a prefeitura disse que o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), além de assinar o decreto, também encaminhará ao governo federal um 4º ofício solicitando a destinação de vacinas à capital. Os últimos 3 pedidos não foram respondidos, conforme a prefeitura.

Principais formas de prevenir a dengue

A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir o vírus causador da doença. Para isso, é fundamental eliminar criadouros do mosquito sempre que possível. Algumas dicas incluem:

  • Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos;
  • Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
  • Realizar a limpeza regular da caixa d’água.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Como é feito o diagnóstico da dengue?

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem).

A sorologia é feita pela técnica MAC ELISA, por PCR, isolamento viral e teste rápido. Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença, a notificação deve ser feita ao Ministério da Saúde em até 24 horas.

Cuidados durante o tratamento de dengue

Além de sempre seguir as recomendações médicas, é fundamental que quem contraiu a doença evite tomar novas picadas pois, assim, evita que outros mosquitos passem a carregar o vírus da dengue. Neste sentido, é importante verificar com o seu médico quais repelentes podem ser utilizados durante o período de contágio e, sempre que possível, usá-los. Se não for possível usar o repelente sobre a pele, converse com seu médico sobre a possibilidade de se usar esses produtos sobre as roupas.

As próprias roupas podem ser excelentes aliadas nessa hora em que a pessoa está com o vírus. Procure usar roupas claras, largas e que cubram todo o corpo.

O uso de repelentes elétricos e inseticidas aerossóis também podem e devem ser considerados. É muito comum que a doença se espalhe entre as pessoas de convívio mais próximos, em casa ou no trabalho.

Pegar dengue não é motivo de vergonha. Dengue, chikungunya e zika podem  se espalhar muito rapidamente, causando danos enormes às comunidades. Assim, caso você contraia dengue, é preciso alertar familiares e vizinhos para que todos fiquem atentos e combatam o mosquito com maior intensidade. No início dos surtos, quando as pessoas ainda não estão vigilantes e por vezes é difícil saber onde a doença foi contraída, esta medida é ainda mais importante.

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/saude/prefeitura-de-sao-paulo-decreta-estado-de-emergencia-pela-dengue/)

Fonte: https://www.cmlupercio.sp.gov.br/noticia/282/o-que-e-dengue-quais-sao-os-sintomas-da-dengue/

 

Secured By miniOrange