O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social..

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Sinais de alerta e sintomas gerais

Aos 12 meses: não responder ao chamado do nome

Aos 14 meses: não apontar para objetos que demonstra interesse

Aos 18 meses: não brincar de faz de conta

Entre os sintomas gerais destacam-se:

  • evitar o contato visual e preferir ficar sozinho
  • repetir palavras ou frases de maneira repetitiva (ecolalias)
  • dar respostas não relacionadas às perguntas feitas
  • ficar estressado com pequenas mudanças de rotina
  • ter interesses obsessivos
  • realizar movimentos repetitivos como: movimentar as mãos como bater de asas, balançar de corpo ou girar em círculos
  • ter reações não usuais a sons, cheiros, gostos, aparência ou textura (tato)

Tratamento

Para ter acesso ao tratamento, é necessário que o paciente busque atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do paciente. A partir daí, iniciam-se os atendimentos e encaminhamento para o serviço terapêutico especializado de reabilitação na macrorregião de saúde a que o paciente pertence.

A estimulação do paciente com os diversos profissionais permite um maior desenvolvimento e independência do portador do transtorno. O  tratamento consiste em terapias aplicadas por diversos profissionais que incluem fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos através de técnicas específicas visando a reabilitação e também nutricionistas, pedagogos e educadores físico.

Fique atento e cuide de quem você ama!

No botão Serviços do aplicativo do Akiposso+, temos endereços de UBS para ajudar você nessa procura!

Fonte:https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/14015-abril-azul-conheca-o-transtorno-do-espectro-autista-e-os-tratamentos-oferecidos-pelo-sus-em-santa-catarina

Secured By miniOrange