Junho vermelho: incentivo a doação de sangue
O “Junho Vermelho” é uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Essa iniciativa tem como objetivo principal incentivar a população a se tornar doadora de sangue e, assim, contribuir para salvar vidas.
O vermelho simboliza a cor do sangue, e o mês de junho foi escolhido para a campanha por diversos motivos, incluindo a proximidade do inverno no hemisfério sul, quando os estoques de sangue tendem a diminuir devido a diversos fatores, como as baixas temperaturas e as férias escolares. Além disso, o dia 14 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A doação de sangue é um gesto solidário e altruístico que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Um único doador pode salvar até quatro vidas, podendo ser utilizado para tratar uma variedade de condições médicas, incluindo acidentes, cirurgias, doenças crônicas e tratamentos contra .
Quem pode doar?
Estar em boas condições de saúde.
Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos. Obs.: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.
Tiver peso superior a 50 quilos.
Estar descansado
Restrições para o doador: veja aqui todas as restrições.
Como se preparar para doar sangue
Alimente-se de forma leve e saudável antes de doar: Faça uma refeição saudável, evite comidas gordurosas como batatas fritas ou sorvete. Coma alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, peixe, frango, feijão, espinafre, cereais com ferro ou uvas passas.
Hidrate-se: Beba mais meio litro de água (ou outra bebida não alcoólica) antes do início da sua sessão.
Descanse bem: Durma bem na noite anterior à doação.